11 de agosto de 2015

aulas reposição sociologia 1º ANO


ATENÇÃO:
Queridos alunos do 1º Ano
Já está disponível o conteúdo das aulas de reposição  de Sociologia que foram ministradas a partir do dia 20/07 .
Ao todo foram 7 aulas, das quais :
Aula I: TEXTO no CADERNO
Aula II: Aula expositiva
Aula III E IV : análise de fotografias  + ATIVIDADE PARA ENTREGA
Aula V :  Aula expositiva + texto para colar no caderno
Aula  VI  e VII:  Análise  da canção “  Faroeste caboclo ”  - Legião Urbana +  Atividade para ser entregue.
TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER ENTREGUES ATÉ A PRIMEIRA SEMANA DE SETEMBRO
( ATÉ DIA  04/09 ) E OS CADERNOS SERÃO CHECADOS ATÉ A ÚLTIMA SEMANA DE AGOSTO ( 31/08).  ESTA SERÁ A NOTA DO SEGUNDO BIMESTRE
BOM TRABALHO!
                                      PROFª  KELLI


REPOSIÇÃO SOCIOLOGIA 1ºANO GREVE 2015
AULA I E II
 TEMA : Oficina de Fotografia ( MULTIMEIOS)

ATENÇÃO : O Texto abaixo deve  ser escrito no seu caderno de sociologia
  
Projeto Olhares -
Como parte de nosso projeto de fotografia a primeira tarefa será entender quais são as principais  características que  ajudam a compor uma boa imagem.
Além das condições técnicas necessárias precisamos compreender que por trás de uma boa imagem há certas regras que nos dão condições de produzir verdadeiras imagens artísticas e,  até que nosso cérebro aprenda a "pensar fotograficamente", é necessário treinar bastante como realizar essas imagens. Para isso precisamos entender como funciona a composição e o enquadramento.
                                                     Composição e Enquadramento
Composição

Composição é a união de todo o conjunto de decisões que você toma para formar a foto. "Que tipo de lente eu uso e para qual finalidade? Quais elementos ficam e quais saem da cena? Quais vão ficar em evidência e quais não vão? Uso flash ou não? Deixo o fundo borrado ou aparente? Em qual parte da cena eu posiciono o assunto principal?" Ao tomar estas e várias outras decisões, você está compondo a foto. Uma boa composição está diretamente ligada a um bom enquadramento.

Enquadramento

Enquadramento é o posicionamento dos elementos que você faz na cena a ser fotografada. "Uso a câmera na orientação Paisagem (horizontal) ou Retrato (vertical)? Posiciono-me mais pra direita ou mais pra esquerda? Posiciono a câmera em um ângulo mais alto, igual, ou mais baixo em relação ao assunto principal? Fecho mais o ângulo (distâncias focais maiores) ou abro mais (distâncias focais menores)?" Ao fazer estas e outras escolhas do gênero, você está enquadrando a foto.
No site abaixo você verá dicas valiosas a respeito dessas duas regras artísticas para auxiliá-lo em seus trabalhos:
**** ****

Aula III
Leitura : Henri Cartier- Bresson

Agora vamos conhecer um dos fotógrafos mais importantes do século XX, Henri Cartier-Bresson , famoso por seu trabalho com fotojornalismo.

"Bresson nasceu em Chanteloup, na França, no dia 22 de agosto de 1908. Filho de uma família do ramo têxtil ainda quando menino, recebeu um presente que marcaria seu futuro profissional, uma máquina fotográfica Box Brownie.

Apaixonado pelo mundo das imagens, ele também praticava a pintura, chegando a cursar artes em um estúdio parisiense.

Cartier- Besson foi muito importante no jornalismo, mas se tornou famoso retratando eventos do dia-a-dia no intervalo que se estende de 1930 a 1960. Tecnicamente seus trabalhos não são considerados perfeitos, mas são inegavelmente belos e genuínos.

Ao retornar de uma viagem a África, depois de contrair uma enfermidade, Bresson passou pelo município de Marselha e, nesta ocasião, em 1931, ele teve de fato a certeza de que a fotografia seria seu destino, ao contemplar uma foto tirada pelo húngaro Martin Munkacsi, a qual revelava três jovens negros correndo rumo ao mar, no Congo.

fotografia de Martin Munkasci publicada
 na Revista Photographies em 1931


Logo depois do final da Segunda Guerra Mundial, em 1947, Bresson criou a famosa agência fotográfica Magnum. Suas produções, neste momento, se tornam mais requintadas. Ele publica fotos célebres nas revistas Life, Vogue e Harper’s Bazaar, percorrendo, a trabalho destes veículos, boa parte do Planeta.

Passando pelo continente europeu, pela América do Norte, Índia, China, Indonésia, e tantos outros pontos do globo, ele registra imagens únicas da morte de Gandhi, da estruturação da República Popular da China, dos conflitos em nome da autonomia na Indonésia, entre outras tantas.

A partir de 1974 o mestre da fotografia se dedicou ao desenho e ao intuito de mostrar suas obras. Sua produção fotográfica transpira verdade, uma vez que ele acredita que a câmera pode traduzir o mundo real em imagens, flagrando-as em suas manifestações mais espontâneas; daí ele ter uma profunda aversão por fotos artificiais, editadas conforme o desejo de quem foi retratado ou do público consumidor.

Bresson cria, em 2000, uma fundação à qual empresta seu nome. Ele morre em dois de agosto de 2004, aos 95 anos, na Provença, em seu país natal."
Fontes:
http://www.infoescola.com/artes/a-fotografia-de-henri-cartier-bresson/
http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografo-andre.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marselha
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Cartier-Bresson
http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografo-bresson.html

AULA III E IV
PESQUISA: HENRI CARTIER – BRESSON
ANÁLISE DAS FOTOGRAFIAS

 CRÉDITO DAS FOTOS:




USA. 1947. New York City. Manhattan. Downtown.



 FRANCE. 1932. The Var department. Hyères

ROMANIA. 1975. In a train.



INDIA. 1948. Baroda. On the 39th birthday of the maharajah of Baroda.




INDIA. 1950. Tamil Nadu. Madura.



Atividade: entregar em folha separada com nome número e série.

1) Escolha uma das imagens acima e a observe atentamente. Em seguida, imprima a foto, cole em uma folha separada e comente /analise a fotografia de acordo com uma das técnicas descritas no site http://www.cursodefotografia-gratis.com/2013/05/modulo-intermediario-aula-18-composicao.html#.VaxdWaRViko.  Você deverá analisar qual a técnica o autor utiliza para compor a sua imagem e explique porque você chegou a esta conclusão. ANALISE A FOTO DE ACORDO COM A TÉCNICA UTILIZADA POR ELE.


2) Escreva uma legenda para a imagem que você escolheu. Essa legenda pode ser uma frase ou mesmo um verso que fale sobre o conteúdo da imagem. Explique porque você escolheu a frase/ palavra/ verso.



AULA DE SOCIOLOGIA 1º ANO
REPOSIÇÃO GREVE 2015 AULA V
Tema: Socialização

ATENÇÃO : O Texto abaixo deve  ser COLADO/ COPIADO em  seu caderno de sociologia:





AULA DE SOCIOLOGIA 1º ANO
REPOSIÇÃO GREVE 2015 AULA VI E VII
Tema: Socialização


ATENÇÃO : O Texto abaixo deve  ser COPIADO  em  seu caderno de sociologia:

Socialização: Conjunto de processos pelos quais passamos desde que nascemos, e através dos quais somos assimilados pela sociedade e incorporamos suas noções.
Questões iniciais:
Como caracteriza-se nossa sociedade?
Quais as relações podemos estabelecer entre os valores que estão presentes em nossa sociedade e o processo de socialização a que somos submetidos ?
Como somos socializados para fazermos parte desta sociedade?
Temos liberdade de intervir em nosso próprio destino?


Atividade : ENTREGAR EM UMA FOLHA SEPARADA:
Atenção:  Entregar em uma folha separada, AS QUESTÕES E AS RESPOSTAS individualmente com nome número e série.
Análise da letra “Faroeste caboclo” música da banda Legião Urbana. Pesquise a letra da canção e em seguida responda TODAS as questões abaixo.
1)   Quem é João de Santo Cristo? /Qual sua origem social?
2)   Quais são os principais momento na vida de João que podemos identificar na música?
3)   Diferencie o processo de socialização primário e secundário vivido pelo personagem.
4)   Quais poderiam ter sido as escolhas possíveis dentro do contexto da trajetória de João? Ele poderia ter feito algo diferente? Por quê?
5)   Em sua opinião quais eram os principais objetivos e desejos de João?  Eles puderam ser realizados? Por quê?
6)   Quais são os principais grupos de referência na vida do personagem?
7)   Quais são os principais conflitos enfrentados por João diante das exigências da sociedade?
Sua vontade pessoal versus as imposições sócias
8)   Quais são os veículos (meios)  de socialização citados na música?
9)   Tendo em conta o que você já sabe sobre socialização, você considera que o processo de socialização vivido por João influenciou negativamente ou positivamente em sua trajetória? Por quê?